Os 5 erros cometidos ao requerer a aposentadoria! Saiba como evitar!

Se antes já era difícil solicitar sua aposentadoria, imagina agora, que seu pedido passou a ser 100% digital pelo Meu INSS, sem orientação ou auxílio de um servidor do INSS, além das agências estarem fechadas neste momento tão difícil.

Mais de 50% dos pedidos de aposentadoria no INSS são negados, e muitos deles, o segurado preencheu os requisitos para aposentadoria, mas por descuido ou falta de informação, protocolou de forma errada seu pedido, causando a sua negativa.

Os 5 erros mais comum no pedido de aposentadoria são:

  1. Não inclusão de e-mail e telefones no pedido de aposentadoria.

Ao solicitar sua aposentadoria pelo Meu INSS, na primeira etapa do pedido, é solicitado a atualização dos dados cadastrais, onde consta o campo de inclusão de email e telefone, é muito importante que o segurado tenha um email e telefone cadastrado, isso porque o INSS irá perguntar  na segunda etapa do requerimento, se quer acompanhar o pedido pelo Meu INSS,  caso marque SIM, o INSS irá te comunicar de todas as movimentações do pedido, como exigência de documentos e conclusão do pedido, através de email ou telefone, sem envio de correspondência. Caso o INSS crie uma exigência, e você não atenda por falta de notificação, poderá ser negado o pedido por não atendimento.

2. Não comparar seu CNIS com suas Carteiras de Trabalho e Carnes:

Na tela do Meu INSS existe um botão para você conferir seu “extrato de Contribuição”, ou seja, seu CNIS, alí você vai encontrar toda sua vida contributiva. Antes de solicitar sua aposentadoria, é recomendado você fazer um comparativo CNIS X Carteiras de Trabalho X Carnes, verificando se todos os vínculos, contribuições e salários estão inclusos no CNIS de forma correta, podendo no pedido da aposentadoria ser corrigido caso exista erros.

3. Não anexar no Meu INSS as carteiras de trabalho e carnes:

Uma das etapas do protocolo da aposentadoria é a inclusão de documentos, é extremamente importante que o segurado anexe todas suas carteiras de trabalho de forma completa, com todas as folhas que conste anotações. Mesmo constando no CNIS seus vínculos de trabalho, pode ter alguns erros que, com a carteira de trabalho, o INSS possa corrigi-las, como datas erradas de admissão e demissão, inclusão de vínculos que não constem no CNIS, e por diversos outros erros.

Para os Carnes, é indicado você conferir se todos estão em seu CNIS, e caso exista contribuições de fora, muitas vezes acontecem por erro no preenchimento ou carnes antigos, anexe o carne no pedido da aposentadoria.

4. Não solicitar a inclusão de tempo especial e tempo rural:

Muitos segurados esquecem que pode ser incluso na aposentadoria o período trabalhado em atividade insalubre e perigosa, e também o período que trabalhou como agricultor ou pescador, na infância com os pais ou decorrer da vida.

Para comprovar que trabalhou em atividade especial, o documento a ser anexado no pedido da aposentadoria é chamado de PPP, que é fornecido a qualquer momento pela empresa, basta solicitar. Para trabalhos antes de 1995, a carteira de trabalho é um dos meios para comprovar o exercício da atividade especial.

Já para comprovar a atividade rural ou pescador, deverá o segurado anexar no pedido documentos que informem que era agricultor ou pescador, podendo ser apresentados também documentos em nome de sua família, como pai, avó, estes documentos podem ser certidões de casamento, nascimento, matricula de imóveis, carteira ou ficha de sindicatos, tudo que indique a profissão do segurado ou familiar como agricultor ou pescador.

5. Não fazer o planejamento do pedido de Aposentadoria:

A falta de planejamento antes de solicitar a aposentadoria pode te causar graves perdas salariais. Saber antecipadamente qual é seus direitos, fazer uma simulação para encontrar a melhor aposentadoria, faz toda a diferença.

Um bom planejamento previdenciário é feito por um especialista, ele vai te dizer como agir agora e no futuro, quais documentos deverá buscar, para economizar tempo e dinheiro.

Espero ter te ajudado, e em caso de dúvidas, deixe aqui nos comentários, que nós vamos ter o prazer em te ajudar, obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *