Dores na COLUNA gera direito a aposentadoria por invalidez no INSS?

‘’Dores na coluna’’ é uma das doenças que mais impedem os brasileiros de trabalhar, principalmente para as atividades que necessitem esforços físicos ou ficar em pé durante a jornada de trabalho, como pedreiro, doméstica, vendedor, etc. 

Em estudo realizado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em 2016, mostrou que a dor na coluna está entre as principais causas de aposentadoria por invalidez no Brasil.
A doença que mais concedeu benefícios por incapacidade é a dorsalgia CID M54 (dor na coluna) com 80.968 casos, atingindo com maior frequência os trabalhadores do ramo da administração pública, atividades de atendimento hospitalar, comércio varejista, construção civil e transporte rodoviário de cargas.
Entre as doenças que podem provocar quadros incapacitantes estão a Osteofitose (Bico de Papagaio), Protusão Discal, Hérnia de Disco, Discopatia Degenerativa e Cervicalgia.
Vale lembrar que, para ter o direito ao benefício de auxilio doença ou aposentadoria por invalidez, é necessário que a doença gere um impedimento ao seu trabalho habitual, ou seja, o segurado esteja impossibilitado para trabalhar na sua profissão específica (ex: pedreiro, manicure, vendedor, etc), não basta somente estar doente,  mas também estar impedido de trabalhar devido a doença, de forma temporária ou permanente.
Caso você esteja com dores na coluna, procure seu médico para orientá-lo. Ele é fundamental para analisar se a doença é incapacitante para seu trabalho habitual, que caso positivo, poderá gerar direito ao auxílio doença ou aposentadoria por invalidez. 

Qualquer dúvida, entre em contato, teremos prazer em te ajudar. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *