APOSENTADORIA ESPECIAL- Receber adicional de insalubridade dá direito ao benefício?

Essa é uma dúvida bem comum, mas nesse post você vai descobrir se é uma verdade ou se não passa de um mito.

➡ O direito à aposentadoria especial é concedido ao segurado que exerce uma atividade insalubre. Mas, isso não significa que todo trabalhador que recebe o adicional de insalubridade no seu contracheque vai ter automaticamente o direito à aposentadoria especial.

Então, sim, é um MITO. ❌

Agora deixa eu te explicar o motivo disso: 👇

➡ Para fins previdenciários, essa questão não tem relação direta com os itens relacionados no contracheque. Além disso, não se pode misturar um direito trabalhista (adicional de insalubridade) com um direito previdenciário (aposentadoria especial).

➡ Então, para o INSS, mesmo que o trabalhador receba o adicional de insalubridade, o que realmente vai contar para a aprovação da aposentadoria especial é a presença dos agentes insalubres no ambiente de trabalho e a intensidade e exposição dos agentes nocivos à saúde do trabalhador.

📝 E é claro que será necessária a comprovação de todos esses requisitos, que pode ser feita através da apresentação dos Laudos Técnicos de Segurança do Trabalho, como o PPP e LTCAT, que comprovem o grau de exposição do agente nocivo à saúde pela atividade profissional realizada.

Agora ficou mais clara essa relação entre o adicional de insalubridade e a aposentadoria especial?

Caso você tenha dúvidas, pode nos enviar uma mensagem ou deixar seu comentário aqui. 🤳

#aposentadoriaespecial
#advogadoprevidenciário
#advogado
#inss
#previdenciario
#previdencia
#aposentadoria
#beneficio
#auxilio
#vbadvogado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *